Está concluída a fase de apuramento na zona NCS para os CNU's, este ano a realizarem-se em Coimbra. Ficaram apurados directamente o IPL (que vai ser cabeça de série), a AAUM e AAUBI, que terminou em igualdade de pontos com a AAUAv, mas no confronto directo vence a nossa equipa.
Em Aveiro realizou-se a 3ª Jornada C, e pode-se dizer que foi onde se avistaram os melhores jogos, com mais emoção e qualidade de jogo. A AAUBI venceu os seus três jogos e deu um grande passo para a qualificação, fruto da maior experiência dos jogadores, pois alguns elementos são jogadores de 1ª e 2ª divisão nacional de futsal. No que diz respeito à AAUAv, pode-se dizer que cumpriu de forma satisfatória. O primeiro jogo contra a AEESEnfC foi de baixo grau de dificuldade onde imperou o desperdício de oportunidades de golo. Os restantes dois jogos eram de dificuldade mais elevada. Contra a AAC, a nossa equipa teve sempre na liderança do marcador, mas cometeu alguns erros defensivos que iam comprometendo a exibição, apesar da AAC não ser uma equipa fácil, que o diga a AAUM, que no último jogo da jornada cedeu um empate perante os mesmos.
O terceiro jogo desta jornada, contra a AAUBI, a AAUAv podia garantir o playoff em caso de vitória, eliminando o adversário da corrida. Mas tal não aconteceu, a AAUBI, muito matreira aproveitou, na 1ª parte, dois erros do adversário para se por em vantagem por dois golos. Na 2ª parte, a selecção aveirense logrou chegar ao empate a duas bolas, mas a AAUBI respondeu bem e venceu o jogo por 5-3. Apesar da derrota, a AAUAv partiu, duas semanas depois, para a Covilhã a depender só de si para conseguir o apuramento.
Na 4ª Jornada C, as atenções estavam viradas para a AAUAv, AAUBI, AAUM e AAUTAD, pois só três equipas podiam alcançar os seus objectivos. A AAUBI deu um passo importante goleando a AEESEnfC por 23-1, mas teve dificuldades contra a AAC, empatando esse jogo a duas bolas. Com estes resultados tinha garantido, no mínimo, o playoff. No primeiro jogo (de três) que todos esperavam, a AAUAv empatou a 3 bolas com o actual campeão universitário português e vice-campeão europeu (AAUM). Num jogo muito equilibrado, em que os nossos adversários contestaram muito a arbitragem, a AAUAv esteve a vencer até dois minutos do fim, mas com o 5º homem o adversário conseguiu empatar. O empate nada decidia e tinha-se que esperar para o segundo dia para se ter as decisões finais. O segundo jogo mais aguardado foi o da AAUTAD x AAUM, que já iria definir algo. Num jogo equilibrado, a AAUM foi superior e conseguiu a vitória por 6-3, apurando-se, assim, directamente para os CNU´s.
O terceiro jogo, e último da jornada, era o da AAUAv x AAUTAD, que iria decidir quem ia ao playoff final, pois com os resultados da AAUBI, já não era possível o apuramento directo para ambas as equipas. À AAUAv bastava o empate para segurar o playoff, mas a equipa entrou determinada em mostrar a todos que merecia estar nos playoff e fez 35 minutos de jogo exemplares, onde podia mesmo ter goleado o adversário, pois, sem exagerar, falhou cinco ou seis oportunidades claras de golo. Nos minutos finais, devido à ansiedade e ao nervosismo, a AAUAv desconcentrou-se e permitiu a recuperação do adversário. A AAUTAD chegou mesmo a falhar um penalti a cerca de 30 segundos do fim, bem defendido pelo nosso guarda-redes. O resultado final fixou-se no 5-4 a favor da AAUAv, o que permitiu, e diga-se muito justamente, o apuramento para os playoffs finais para os Campeonatos Nacionais Universitários 2011 em Coimbra.
Parabéns AAUAv!
Parabéns equipa!